19 nov

DICA SOBRE COMO ESTUDAR PORTUGUÊS PARA CONCURSO PÚBLICO

Estudar a matéria de Português para concursos públicos não é tarefa das mais fáceis.  Mesmo aqueles estudantes que conseguiram excelentes notas durante o ensino médio, ou em outros cursos dessa matéria, encontram algum tipo de dificuldade quando se deparam com questões de português para concursos públicos.

Isso acontece exatamente porque as bancas querem aferir do candidato, não é apenas o conhecimento básico do assunto, como acontece nos exames escolares, mas a capacidade de raciocínio, controle emocional, atenção, senso de orientação diante de situações difíceis e estressantes, entre outros.  Por esse motivo, utilizam diversas estratégias para forçar o candidato (mesmo aquele mais preparado) a ter dúvida sobre determinada questão, como as famosas “pegadinhas”, por exemplo.

Resumindo: as provas de concursos públicos visam selecionar os melhores servidores para ocupar determinados cargos públicos, pois para o órgão contratante é prova suficiente que os aprovados em um teste de alto grau de dificuldade (entre milhares de candidatos) são pessoas disciplinadas, organizadas, determinadas em alcançar seus objetivos e, portanto, capacitadas para exercer todas as funções que o cargo exigir.

É praticamente a mesma coisa que acontece nas seleções das empresas privadas, onde são realizadas entrevistas e outras atividades para a escolha dos melhores candidatos.

Voltando a falar sobre a matéria de português, uma prática muito comum dos candidatos quando iniciam o estudo dessa matéria para concursos públicos, é adquirir de pronto uma gramática ou um livro especifico. Muitos sequer procuram um professor ou colega mais experiente para se informar sobre os assuntos que são cobrados nas questões.

Uma excelente dica, principalmente para os novatos, é adquirir as provas dos concursos passados de determinada instituição que tradicionalmente organiza o concurso pretendido ou de qualquer outra.

Com essas provas nas mãos o candidato deve fazer o seguinte:

1. separar as questões por assunto, da mesma forma como é colocado no conteúdo programático dos editais.

Exemplo prático para quem está estudando para provas da FCC:

Edital: Língua Portuguesa

- Crase, Regência nominal e verbal, Pontuação.

QUESTÕES – ASSUNTO: CRASE

(QUESTÃO – FCC) Muitos consumidores não se mostram atentos …… necessidade de sustentabilidade do ecossistema e não chegam …… boicotar empresas poluentes; outros se queixam de falta de tempo para se dedicarem …… alguma causa que defenda o meio ambiente.

 As lacunas da frase acima estarão corretamente preenchidas, respectivamente, por

A) à – a – a

B) à – a – à

C) à – à – a

D) a – a – à

E) a – à – à

2. com a ajuda de uma gramática o candidato deve analisar todas as alternativas da questão, utilizando as regras e dicas sugeridas pelos professores. Esse comentário será o único recurso que ajudará o candidato na fixação do assunto.

Exemplo do comentário dessa questão:

1ª LACUNA – o termo regente “atentos” exige a preposição “a”, e o termo regido

“necessidade” é um substantivo feminino que admite o artigo “a”.

1ª dica: para confirma a ocorrência ou não da crase, basta trocar a palavra feminina por uma masculina equivalente, se aparecer “ao” usa-se crase, caso apareça “a” ou “o” não haverá crase.

não se mostram atentos à necessidade = CRASE

não se mostram atentos ao necessitado = CRASE

2ª dica: substituir a preposição “a” por outra, se o artigo “a” permanecer, então a crase é aplicável.

não se mostram atentos à necessidade = CRASE

não se mostram atentos  para a necessidade = CRASE

2ª LACUNA – não ocorre crase antes de verbo.

não chegam a / boicotar = SEM CRASE

3ª LACUNA – não ocorre crase antes de pronomes indefinidos (algum, bastante, um…)

Para se dedicarem a / alguma (sentido vago) causa que defenda o meio ambiente = SEM CRASE

GABARITO – LETRA: A

3. imprima todas as questões, coloque uma folha identificando o assunto, encaderne e use como material de revisão.

Exemplo: PORTUGUÊS – ASSUNTO: CRASE/FCC

 Além de seguir essas dicas, é importante observar o seguinte:

 - os tópicos de português não desatualizam, como acontece com as matérias de Direito, por exemplo. Portanto, colecione o máximo de questões que puder, independentemente, de ano, área de estudo ou do cargo pretendido;

 - refaça várias vezes o exercício das mesmas questões, até conseguir fixar as regras. Lembrando que podem ser usadas questões de outras bancas. A fórmula é essa: TEORIA + PRÁTICA = APROVAÇÃO.

- O candidato não deve ficar focado somente em “macetes” para resolver questões de português, claro que existem dicas valiosas dos professores que funcionam muito bem, como o assunto de crase, por exemplo, mas isso não é regra. Em caso de dúvida o que vai funcionar de verdade é a orientação de um professor, pois as bancas exigem dos candidatos o conhecimento da norma padrão da língua portuguesa. Esqueça a decoreba!

- Se você não tem condições financeiras para comprar uma gramática ou frequentar um curso, saiba que a internet está repleta de materiais de excelente qualidade produzidos e disponibilizados por professores e concurseiros que gostam de compartilhar o conhecimento.

 RESUMO DA ÓPERA - Durante a preparação, muitos candidatos acabam deixando de lado o estudo de português, pois acham que no momento da prova vão simplesmente conseguir adivinhar assuntos como concordância, regência, verbo, ou interpretação de texto. É importante que esses candidatos saibam que a disciplina de português é responsável por grande parte das aprovações nos concursos públicos.

 “Prestar prova de Concurso Público não é a mesma coisa que marcar cartão de loteria… Estude o máximo que puder, para ter no momento da prova, pelo menos o benefício da dúvida.” [Fontenele]

FONTENELE é um concurseiro que adotou a técnica de resoluções de questões no estudo para concurso público.

IMPORTANTE – Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

49 Comentários »

  1. nossa excelente dica eu nem sabia como estuda crase..rrssrsrsr

    Comentário by Davi José Celestino — novembro 19, 2012 @ 2:26 pm

  2. Excelente artigo professor, Qual é a Grámatica que o Senhor indica? Uma votada para concursos ou uma tradicional? Se possível cite algumas e os respectivos autores. Obrigado

    Comentário by Wesllen — novembro 20, 2012 @ 12:25 pm

  3. Boa Tarde, amigos concurseiro estou -me tornando uma concurseira e quero dar o meu primeiro passo, e poder contar como os senhores e senhoritas concurseiros, esporo contar com todos.

    Comentário by cleidinar vitori — novembro 21, 2012 @ 7:33 pm

  4. ótimas dicas.
    vão fazer diferença.
    Assim como o colega Wesllen, gostaria de indicações de livros.

    obrigado

    Comentário by Gabriela — novembro 22, 2012 @ 1:56 pm

  5. Adorei as dicas. Parabéns!

    Comentário by Magna — novembro 23, 2012 @ 11:52 am

  6. estou começando agora. curto muito as dicas de concurseiros.

    Comentário by legal!!!! muito boa a dica — dezembro 5, 2012 @ 6:07 pm

  7. Caros amigos eu tenho uma grande dificuldade em estudar portugues,ate me dou super bem com outras materias mas portugues é o meu carma estou fazendo pela segunda fez um cursinho preparatorio mesmo assim as dificuldades estao diariamente presentes nao sei o q fazer ja tentei diversar formas de estudar. Bem a unica coisa que me resta é repetir dezenas de vezes o mesmo exercicio. Sorte para todos

    Comentário by jeferson — janeiro 20, 2013 @ 12:31 am

  8. Adorei agora eu sei como estudar .mto boa a dica

    Comentário by Luciana nunes de sousa — janeiro 29, 2013 @ 5:34 pm

  9. Gosto muito de Português , mas não sabia como estudar para um concurso agora eu sei.

    Comentário by Luciana nunes de sousa — janeiro 29, 2013 @ 5:37 pm

  10. Dica muito boa, realmente funciona. Gostaria de complementar salientando que, na maioria das vezes, interpretação de texto é mais da metade da prova. Aos amigos Wesllen e Gabriela, uma gramática não é fundamental. Aqui na internet vocês acham todo o conteúdo pra começar. Depois, é importante conhecer a banca do concurso que vão prestar, ler os editais dela e ver a BIBLIOGRAFIA adotada, pra saber qual gramática utilizar. Mas com a dica de resolver questões específicas de cada banca, tudo se resolve sem o livro. Espero ter ajudado! Qualquer coisa e-mail para ripperjpa@gmail.com. Abraços!

    Comentário by Rivail Teixeira Pereira — fevereiro 7, 2013 @ 10:18 pm

  11. Boa dica, estou tentando estudar português, para o concurso do mpe-pb, para o cargo de oficial da promotoria, se poder mandar dicas ou mesmo artigos relacionados ao assuntos ficarei muito grato.

    Comentário by Francisco de Assis da Silva — março 8, 2013 @ 1:50 pm

  12. Boa explicação,adorei.

    Comentário by Saulo Carvalho — março 13, 2013 @ 12:40 pm

  13. nossa tenho muita vontade de saber todas as regras de portugues, mas sinto muitas dificuldade, nao sei por onde começar, sempre tento fazer algu,mas fico perdiada no assunto.o q eu devo fazer?

    Comentário by noelia — março 18, 2013 @ 11:51 pm

  14. Boa noite! Li seu artigo e achei muitointeresante. Vou prestar concurso esse ano paofesor do estado de Sp, na area de lingua portuguesa e, gostaria que você me recomendasse uma gramática boa para etudo.
    Desde de já muito obrigado!

    Comentário by EDMAR SILVA PINHEIRO — março 21, 2013 @ 12:19 am

  15. gostei muito das dicas…

    Comentário by osana pacheco — março 26, 2013 @ 8:57 pm

  16. gostei muito das dicas

    Comentário by osana pacheco — março 26, 2013 @ 8:58 pm

  17. adorei essas dicas, sabia de outra forma como o sentido de a+a=á acraseado. sou formada em portugues e gosto de dicas novas…

    Comentário by camila — abril 3, 2013 @ 2:14 pm

  18. excelente comentário, os estudantes dão muita enfase ao direito, matematica e outras materias e é por isso que o estudo de portugues se torna decisivo.

    Comentário by alexandre teuze — abril 8, 2013 @ 1:50 pm

  19. muito obrigado eu ,nao sabia como estudar o assunto :crase.

    Comentário by aparecida de souza valentim — abril 18, 2013 @ 9:25 am

  20. era o que eu precisava.bom dmaisssssssssssss

    Comentário by edinice oliveira — abril 22, 2013 @ 8:18 pm

  21. adorei as dicas!!!

    Comentário by tay — maio 3, 2013 @ 12:03 am

  22. adorei as atividades estou com muita necessidade de texto com questoes prontas para revisao e treinamentoa para concursos, Se for possivel fico grata e oro por você.

    \tenciosamente/diva. B<H.

    Comentário by diva silva — maio 4, 2013 @ 5:20 pm

  23. Tenho muita dificuldade de ndominio nesta materia não sei o motivo,pois ja tentei de tudo ,até cursar licenciatura em lingua portuguesa e não consigo o dominio necesário

    Comentário by Jose Wellington Montenegro Silva — maio 6, 2013 @ 5:24 pm

  24. excelente comentário .. vlw

    Comentário by welvis Ferreira — maio 7, 2013 @ 9:15 pm

  25. adorei as dicas estou entrando nesse mundo agora antes tarde do que nunca.

    Comentário by luciana anastacio — junho 4, 2013 @ 12:27 am

  26. OLÁ!!!!!

    IREI FAZER O CONCURSO DA CÂMARA DE VEREADORES, ESTOU AFLITA POIS TENHO QUE ESTUDAR MUITO, VC PODERÁ DAR DICAS DE PROVAS PARA CONCURSO O QUE MAIS CAI? ETCCCC.

    PEÇO A GENTILEZA DE RESPONDER O MAIS BREVE POSSÍVEL, OBRIGADA!

    Comentário by TATIANE — junho 10, 2013 @ 2:07 pm

  27. OLA TENHO DIFICULDADE EM ESTUDAR PORTUGUES QUERO UMA DICAS ….. OBRIGADO

    Comentário by CARMELUCIA — junho 11, 2013 @ 5:07 pm

  28. gostei da dica tenho muita dificuldade na hora da Redaçao

    Comentário by Maria Aparecida cordeiro — junho 16, 2013 @ 1:18 am

  29. PRECISO SABER MAIS SOBRE REGÊNCIA.
    POIS ESSAS JÁ SERVIRAM MUITAS. ÓTIMA!

    Comentário by ELIANE — junho 16, 2013 @ 4:50 pm

  30. Muito obrigado pela orientação.

    Comentário by VANIA — junho 17, 2013 @ 1:42 pm

  31. esse assunto é bem interessante pra quem quer se da bem no enen

    Comentário by josesouza — junho 19, 2013 @ 10:04 am

  32. adorei a dica, estou precisando de asunto p estudar .pode me mandar por email

    Comentário by celia — julho 9, 2013 @ 2:01 pm

  33. Adorei as dicas se tiver dicas de outras materis por favor postem pq n tenho condiçoes financeiras mais em breve terei …..

    Comentário by Diego Saraiva — julho 17, 2013 @ 5:44 pm

  34. ótimo! adorei.. me ajudou mto!! :)

    Comentário by luana santos — agosto 22, 2013 @ 1:02 pm

  35. Bom, eu vou entrar nesse mundo logo logo, então desde já estou buscando dicas de conteúdos e tudo o mais, espero ter sorte quando começar, pois vou prescisar. Boa sorte a todos. !!!!!

    Comentário by Lucas — agosto 23, 2013 @ 12:43 am

  36. As dicas são muitos boas!!!!!!!!!!!

    Comentário by Pedro Manoel — agosto 28, 2013 @ 3:58 am

  37. MUITO OBRIGADO, POIS CADA VEZ QUE ADQUIRIDOS CONHECIMENTOS NUNCA ESQUECEMOS

    Comentário by NATÁLIA LIMA — setembro 5, 2013 @ 2:50 pm

  38. Ótimas dicas, agora é estudar bastante e não ficar contando com decorebas ou milagres de última hora.

    Comentário by Adilson — setembro 9, 2013 @ 7:10 pm

  39. Gostei muito das dicas e foi muito importante para me ter encontrado esse blog.Abraços

    Comentário by Francisca Villela — setembro 19, 2013 @ 1:36 am

  40. Gostei bastante das dicas,mais tenho dificuldade em interpretação de texto e redação mim mande uma farma para mim aprender mais como deve ser feito,mim ajude por favor preciso urgente de passar no concurso publico,gostaria de tira minhas duvidas sobre meus erros nas redação que escrevo.obrigada

    Comentário by EDVANDO LIMA REIS — outubro 17, 2013 @ 2:47 pm

  41. Mto bom mesmo esta pequena dicas se torna uma dica importante na hora da prova!!! valeu mesmo obg.

    Comentário by Adailton — outubro 23, 2013 @ 4:37 pm

  42. Muito boa dica!!!! Pode indicar uma gramática para iniciantes.
    Obrigada!

    Comentário by Luciene Galvao Demori — outubro 24, 2013 @ 12:43 pm

  43. adorei , as dicas assim fica mais fácil de entender

    meu muito obrigado

    Comentário by lourdes — outubro 28, 2013 @ 12:52 am

  44. vcs sao de maissss

    Comentário by vanessa — novembro 9, 2013 @ 12:19 am

  45. este è o segundo concurso q participo obrigado pelas dicas

    Comentário by josiene — fevereiro 3, 2014 @ 3:47 am

  46. Amei o comentário, muito bom!

    Comentário by Marizene Aguiar — fevereiro 5, 2014 @ 7:00 pm

  47. Eu vou prestar concurso publico estou meia que perdida, estou começando a entender melhor a matéria de português preciso passar nesse concurso.

    Comentário by Maria do Carmo de Araujo Carauna — março 20, 2014 @ 11:17 pm

  48. Português é a materia mais linda e difícil… cobrada em todos os concursos! Tem-se que estudar!

    Comentário by Paulo Henrique A Rodrigues — abril 2, 2014 @ 10:31 am

  49. Muito bom,ta me ajundando bastante.

    Comentário by Anderson Oliveira De Jesus — abril 2, 2014 @ 1:45 pm