27 fev

Quantos pontos precisarei para passar?

blog-how-much-cacheUma das perguntas mais comuns de concurseiros que ainda não entenderam a logica de estudar realmente sério para concursos públicos é “Gente, quantas questões preciso acertar para passar no concurso xxx?” … ou suas variações. Isso se dá porque existe um senso comum (totalmente enganoso) de que há uma pontuação mínima para cada certame que uma vez atingida garante a posse do concurseiro … sim e não. Explico.

Muitos concursos trazem a chamada “nota de corte”, que pode ser determinada no edital ou através de alguma fórmula explicitada no edital. De qualquer forma, essa nota é uma fronteira, somente segue adiante no certame quem a atinge. Isso não significa, porém, aprovação e garantia de nomeação … bom se fosse.

A pontuação mínima que garante a posse em concurso público existe, claro, mas é diferente para cada certame e somente será conhecida após a posse dos felizardos, afinal, é a nota do último nomeado … e olha que ainda existe os critérios de desempate porque muitas vezes vários concurseiros obtêm a mesma nota e nem todos são nomeados.

Dessa forma, a resposta a esse tipo pergunta é muito simples, porém com conteúdo complexo e repercussões profundas … você precisa fazer a melhor pontuação que seu conhecimento, experiência e bom senso permitirem … você precisa acertar o máximo de questões possível.

MTE_400X300A verdadeira concorrência que cada concurseiro irá enfrentar não são os outros candidatos dos certames nos quais se inscreve, acreditar nisso é uma grande falácia. A verdadeira concorrência está dentro e ao redor do concurseiro:

- Preguiça;

- Falta de planejamento de estudos ou planejamento inadequado;

- Falta de otimização do tempo;

- Baixa motivação;

- Ouvidos atentos para quem critica, cobra e/ou torce contra;

- Material de estudo inadequado ou desatualizado;

- Não saber fazer provas ou resolver questões de forma inteligente.

Enfim, há muita coisa muito mais série e preocupante que outros candidatos para o concurseiro se preocupar … e é exatamente tudo isso que ele deverá vencer para fazer a melhor pontuação possível.

Disse muito sabiamente William Douglas … “Concurso não se faz para passar, mas até passar“. Ora, se o concurseiro estuda com isso em mente na hora certa ele fará uma pontuação que lhe permita ser nomeado e, assim, vencer na guerra dos concursos públicos. Agora, o concurseiro que estuda para passar fica mesmo preocupando com quantos pontos precisa fazer para passar e sai fazendo por aí perguntas do tipo que abriram esse artigo.

RESUMO DA ÓPERA - Se preocupe com o máximo de pontos que você fará nos certames em que se inscrever … isso é a coisa mais importante para sua vitória como concurseiro, simples assim.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE – Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

1 Comentário »

  1. boa noite: adorei ler este blog pois estou muito afim de fazer um concursso, mais estou pensando qual sera á nota minima pra passar, depois de ler tudo que vc escreveu, não vou mais pensar nisso vou tentar sem medo.muito obrigado….

    Comentário by hellayne — julho 26, 2014 @ 12:03 am

Deixe um comentário